EcoValorem

Há 10 anos oferecendo soluções inovadoras e competitivas para a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Siga-nos

Engenharia Civil

Engenharia Civil
Funcionalidade e segurança no seu projeto!

ENGENHARIA CIVIL

Escolha um serviço abaixo para saber mais detalhes:

O alvará de construção é um documento expedido pela prefeitura que atesta a conformidade de uma obra com as normas e leis existentes. Ele mostra às autoridades e cidadãos que a obra foi autorizada pela prefeitura após uma análise e aprovação da documentação do imóvel, dos projetos e verificação de que as atividades executadas naquele local serão supervisionadas por um responsável técnico.

O Habite-se nada mais é do que uma certidão expedida pela Prefeitura atestando que o imóvel (casa ou prédio residencial ou comercial) está pronto para ser habitado e foi construído ou reformado conforme as exigências legais estabelecidas pelo município, especialmente o Código de Obras.

Conseguir aprovar o projeto de uma edificação e o alvará para iniciar as obras de construção exige diversos processos burocráticos na prefeitura do município onde será erguida a obra.

Existem algumas etapas comuns a todas as autorizações, mas algumas cidades possuem regras próprias no que diz respeito às construções.

Para aprovar o projeto de uma edificação junto ao executivo municipal, é indispensável a contratação de um profissional que fique responsável pelo projeto e pelas obras.

O interessado deve contratar um engenheiro devidamente registrado e habilitado para prestar esse tipo de serviço. Isso significa que além de contratar alguém para fazer a planta do imóvel, é necessário contratar um profissional que possa ser supervisor da obra.

O laudo AVCB, conhecido como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é basicamente um documento elaborado pelo Corpo de Bombeiros, o qual atesta que uma vistoria foi feita e que determinada edificação atende a todos os critérios de segurança e prevenção contra incêndio.

Adquirir com sucesso um laudo AVCB é necessário que o imóvel atenda a um conjunto de medidas (estruturais, técnicas e organizacionais) criadas para garantir um nível elevado de proteção à integridade do imóvel e daqueles que nele estão.

A eficiência e a qualidade em projetos da construção civil, sem dúvida, estão relacionadas aos serviços de consultoria em obras. A consultoria em obras abrange a gestão e o controle de todas as etapas de um projeto, desde a sua elaboração à implantação e entrega.

É o ensaio que permite obter o coeficiente de permeabilidade do solo — podendo ser in situ ou em laboratório. Quando o ensaio é in situ, a realização é por meio de furos de sondagens para medir o volume de água absorvido ou retirado do solo, durante determinado intervalo de tempo, em função da aplicação de diferenciais de pressão que é induzida por colunas d’água — resultante da injeção ou da retirada de água do furo.

O ensaio de permeabilidade in situ, na verdade, é um conjunto de ensaios de permeabilidade executados em furos de sondagens, que são usualmente utilizados para caracterização hidrogeotécnica dos terrenos considerados naturais.

O gerenciamento de obras de construção civil caracteriza-se, basicamente, pelo envolvimento e gestão de uma obra ainda na etapa de análise da viabilidade técnica, passando por todos os processos decorrentes das demais etapas, até a conclusão efetiva, dentro e fora de onde está sendo executado o projeto.

O Laudo Técnico é um documento feito por um engenheiro, no qual o perito relata, tecnicamente, a situação de uma obra ou edificação. Para isso, o profissional habilitado irá se valer de normas, fotos e visitas para vistoria do local analisado.

A elaboração de projetos, sejam eles arquitetônicos ou urbanistas, deve respeitar as leis estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que garante os seus devidos padrões de segurança e qualidade.

Mais do que um instrumento importante para atender às crescentes demandas do mercado, os parâmetros da ABNT asseguram o alinhamento com exigências legais e socioambientais.

Também conhecida como investigação geotécnica, a sondagem de solo tem como grande finalidade avaliar a presença de água no subsolo e a resistência do solo, entre outras características geológicas e geotécnicas do local.

Conheça abaixo as nossas outras áreas de atuação:

SOLICITE UM ORÇAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL